Todos sabemos que dia 2 de novembro é dia dos mortos, mas o que dizer sobre esse dia?
Origem:
A tradição de visitar o túmulo de quem já morreu já é antiga. Desde o século 1º os cristãos visitam os túmulos dos falecidos amigos e parentes nas catacumbas. No século 4º a lembrança dos mortos foi homenageada também por missas. E o dia dos mortos em si é comemorado desde o século 5º.
Curiosidades e Superstições envolvendo a morte:
• Quando morre uma pessoa, deve-se abrir todas as portas para a alma sair. Fecham-se porém os fundos da casa. A alma deve sair pela frente. A casa não deve ser fechada antes de sete dias pois o fel (as vísceras) do defunto só se arrebentará nesse prazo. Então a alma vai para o seu lugar. A novena de defunto é para a alma ir para onde foi destinada.
• Não se deve dormir com espelhos em volta da cama, pois acredita-se que após a morte o espírito fica aprisionado dentro dele e só é libertado quando o espelho é quebrado. Portanto muito cuidado ao guardar espelhos como lembrança de alguém que já faleceu.
• Tremores e arrepios em lugares antigos ou vazios significam que algum espírito passou perto da pessoa que sentiu.
Outra versão: morrerá a mais moça dos três fumantes.
• Quando a pessoa morre de olhos abertos é sinal de vingança.
• Não se deve beijar os pés de defunto, pois logo se irá atrás dele, morrendo também.
• Não deve-se acender velas quando alguém próximo acabou de morrer, isso fará com que a pessoa siga a primeira luz que enxergar, no caso em sua casa.
• Ao voltar de um cemitério deve-se jogar água pelas costas antes de entrar em casa, fazendo quem está lhe seguindo ficar do lado de fora.
Trechos retirados de: Araújo, Alceu Maynard. Folclore nacional, São Paulo, Edições Melhoramentos. v. 1
0 comentários:
Postar um comentário