quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Especial de Halloween

Eaí Galera tudo bom? Não consegui postar ontem o especial que estava planejando então aí vai um post bem detalhado sobre lendas, tradições e simbolismos relacionados à essa data horripilante que os amantes do terror amam!

A ORIGEM DAS TRADIÇÕES DO HALLOWEEN
GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS:
Não passar debaixo de escada para evitar azar; esta superstição tem origem no Egito antigo, onde se acreditava que locais em forma de triângulos eram sagrados.A tradição de pedirem doces tem sua origem nas festividades do dia de Finados, na Inglaterra: Os cidadãos pobres iam até as casas das famílias mais ricas pedir comida, nesta época eles eram recebidos com bolos conhecidos como “bolo das almas”. Os pobres recebiam os bolos com uma condição; deveriam prometer orar pelos parentes mortos da família.  A própria igreja cristã chegou a incentivar tal prática na época a fim de substituir o costume pagão de deixar comida na porta da casa para os espíritos.
VESTIR FANTASIAS
No Halloween da Inglaterra, acreditava-se que os fantasmas dos mortos podiam retornar ao mundo neste dia. E quem saísse na rua durante a noite, poderia encontrar um espírito pelo caminho e ser possuído por ele. Para evitar que tal coisa acontecesse, era costume que as pessoas saíssem de suas casas usando mascarás, acreditavam que deste modo enganariam os espíritos.

SUPERSTIÇÕES DO HALLOWEEN
Esta data é marcada por magia e mistérios, por isso as superstições não poderiam ficar de fora:

GATO PRETO:
Evitar que gatos pretos cruzem nosso caminho, pois traz azar. Este costume tem origem na idade média quando as pessoas acreditavam que gatos pretos eram bruxas transformadas.

ESCADAS:
Não passar debaixo de escada para evitar azar; esta superstição tem origem no Egito antigo, onde se acreditava que locais em forma de triângulos eram sagrados.
EVITAR QUEBRAR ESPELHO, PISAR EM RACHADURAS, DERRAMAR SAL:
Todas estas superstições têm com finalidade evitar o azar.

SUPERSTIÇÕES ANTIGAS DO HALLOWEEN
GULOSEMAS NA PORTA DE CASA:
Esta é uma tradição antiga do dia dos Finados. As pessoas colocavam tigelas de comida fora de suas casas para acalmar os fantasmas e impedi-los de tentar entrar em suas residências.

TRADIÇÕES ANTIGAS DO HALLOWEEEN
LUGAR NA MESA PARA PARENTES FALECIDOS:
Para os espíritos amigos, eram estabelecidos lugares especiais na mesa do jantar e velas eram acesas ao longo da estrada para ajudar os espíritos a encontrar seu caminho de volta.

PARA DESCOBRIR O NOME DO FUTURO MARIDO:
(1) Comer uma mistura feita de nozes, avelãs e noz-moscada antes de dormir na noite de Halloween, faz a jovem sonhar com seu futuro marido.
(2) Na noite do Halloween, descascar uma maça e jogar as cascas sobre seu ombro esquerdo, as cascas irão formar as iniciais do nome do futuro marido.
(3) Escrever o nome de seus pretendentes em avelãs que devem ser jogadas numa fogueira na noite de Halloween, a avelã que queimar até o final sem estourar revela o nome do futuro marido.

SIMBOLOGIA E ELEMENTOS DO HALLOWEEN
ABÓBORA:
Simboliza prosperidade e abundância. Quando nela é esculpida uma face, representa *Jack O’Lantern, símbolo do halloween. (*Veja abaixo lenda de Jack O’Lantern.)

ARANHA:
Símbolo do destino

CALDEIRÃO:
Dentro dele os convidados devem atirar moedas ou colocar pedidos escritos para os espíritos.

GATO PRETO:
Símbolo da transformação. Na idade média, acreditava-se que gatos pretos eram bruxas transformadas. E em certas crenças os gatos  preto eram tidos como animais de estimação das bruxas, daí a crença de que dá azar um gato preto atravessar seu caminho.  Também significa esperteza e clarividência. No islamismo representa os Djins. No oriente ele traz má sorte. E no ocidente em regra geral está associado à bruxaria e demônios.

MÁSCARAS E FANTASIAS:
Simboliza um disfarce usado pelos celtas com finalidade de enganar e se misturar aos espíritos. Simboliza entrosamento.
MOEDAS:
Representam os pedidos. Elas podem ser doadas para os podres, ao final a festa.

MONSTROS:
Outro símbolo do Halloween. Representa a transformação.

MORCEGO:
Está diretamente associado à morte, medo e a bruxaria. 

OS PEDIDOS:
No final da festa eles devem ser queimados. 

SAPO:
Símbolo da morte e da bruxaria. Em tradições mais antigas da Europa o sapo estava associado à Lua, ao Espírito Feminino e a Boa Sorte.

VASSOURA:
É associado aos poderes mágicos de uma bruxa, serve para a limpeza de energias negativas e para expulsar espíritos malignos.

VELA:
Ilumina o caminho dos espíritos para o mundo dos mortos.

SIMBOLISMO DAS CORES
LARANJA - COR DE ABÓBORA:
PRETO:
A cor das bruxas. É também a usada em geral pelos sacerdotes e magos.

ROXO - VIOLETA:
E a cor que representa a proteção, usada também em rituais de magia.
BRUXAS
“Como a Bruxa Virou Símbolo do Halloween”
Nestas datas: 30 de abril no hemisfério sul e 31 de outubro no hemisfério norte, se comemoram o “Samhain”. A palavra Samhain significa fim de verão e deriva de duas outras palavras "samh",verão, e "fuin", fim. A festa representa o momento mágico no hemisfério norte onde o gelo é o frio começam a dar lugar ao sol e aos campos floridos da primavera. Também foram as grandes comemorações ancestrais deste período que deram origem as principais festas e costumes que adotamos até hoje em nossa cultura, como por exemplo, a PÁSCOA e o HALOWEEN .

É neste período do Samhain que se realizam segundo lendas antigas a grande reunião das bruxas; elas chegavam voando em suas vassouras, juntavam-se ao redor de seus caldeiros a fim de lançar seus feitiços e maldições. Por este motivo as bruxas têm destaque nas festividades do Halloween.


A LENDA DE JACK O’LANTERN
“Origem da Lanterna Feita com Abóbora”
Segundo uma lenda de origem Irlandesa. "Jack o Mesquinho". Convidou o Diabo para tomar uma bebida, fazendo jus ao seu apelido, ele não quis pagar a bebida, então convenceu o Diabo a se transformar numa moeda para comprar as bebidas. Depois da transformação, Jack ficou com a moeda, guardou-a no bolso junto a uma cruz, isto impediu o Diabo de voltar a sua forma original.
Depois de muita insistência do Diabo, Jack impôs uma condição, “só o libertaria se o Diabo não lhe incomodasse por um ano”. No ano seguinte o Diabo retorna para sua vingança, contudo, mais uma vez Jack com sua lábia engana o Diabo e o faz subir numa árvore para pegar um fruto. Enquanto ele estava lá encima, Jack faz uma cruz no tronco, o que impediu o Diabo de descer. Agora Jack faz um novo acordo com ele, o Diabo não deveria incomodá-lo por 10 anos.
 
Um ano depois Jack morreu, mas não pode ir para o céu, pois Deus não queria alguém tão desprezível por perto. Como Jack não poderia ir para o inferno, por conta da promessa do Diabo de não incomodá-lo, O maligno resolveu enviá-lo  para uma escuridão eterna com apenas uma brasa de carvão para iluminar seu caminho. Jack então colocou a brasa numa fenda aberta num nabo. Desde então os irlandeses passaram a se referi ao fantasma de Jack como "Jack da Lanterna".  Várias versões surgiram desta lenda, principalmente na Irlanda e Escócia, onde as pessoas começaram a esculpir rostos horrendos em nabos, batatas e depois os colocavam nas janelas para espantar o fantasma do Jack e de outros espíritos.  Quando a tradição veio para os Estados Unidos, foi adotado a abóbora como lanterna. Desde então a abóbora em forma de lanterna com rosto esculpido, passou a ser um dos principais símbolos do Halloween.

0 comentários:

Postar um comentário