terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mereana Mordegard Glesgorv

Bom, antes que saiam todos arrancando seus olhos por aí, vou contar a história fictícia de alguém que certamente não gostava do seu chefe:

"Há um vídeo no Youtube chamado Mereana mordegard glesgorv. Se você pesquisar isso, você não encontrará nada. As poucas vezes que você encontrar alguma coisa, tudo que você verá é um vídeo de 20 segundos de um homem olhando fixamente para você, sem expressão, depois sorrindo nos últimos dois segundos. O fundo é indefinido. Esta é apenas uma parte do vídeo real.

que 
O vídeo completo tem duração de 2 minutos, e foi removido pelo Youtube após 153 pessoas viram o vídeo arrancados os olhos e envia-los para o escritório principal do Youtube em San Bruno. Há relatos de que outras pessoas também havia cometido suicídio em várias maneiras. Ainda não se sabe como eles conseguiram enviar seus olhos depois de arranca-los. 

Youtube vai periodicamente colocar os 20 primeiros segundos do vídeo para apaziguar as suspeitas, para que as pessoas não vão olhar para a coisa real e enviá-lo. O vídeo em si foi visto apenas por um membro da equipe Youtube, que começou a gritar após 45 segundos. Esse homem está sob constantes sedativos e aparentemente é incapaz de recordar o que viu.

A pessoa que enviou o vídeo nunca foi encontrada, com endereço IP sendo inexistente. E o homem no vídeo nunca foi identificado."


Ok, Ok... Sem mais delongas, agora que você já sabe a história, e já assistiu o vídeo, que realmente dá medo, vamos ao que interessa, a veracidade dos fatos!

Bem, vamos apenas hipoteticamente considerar que um vídeo fosse capaz de converter pessoas sãs em malucos e todas estas 153 pessoas arrancassem os olhos e os enviassem (ia ser engraçado uma fila nos correios de pessoas sem os olhos perguntando umas as outras onde é o caixa de postagem) para o You tube, que tiraria o misterioso vídeo do ar, sem que isso virasse uma manchete mundial.


Se foi relamente o capeta, como dizem, que postou o vídeo no youtube… imaginem ele fazendo upload para o youtube após logar em sua conta.

Quem é aquele sujeito no vídeo e por que ele não se move, só fica ali olhando com aqueles olhos penetrantes como se quisesse comer nossa alma?


Esse rapaz do vídeo, não é o capeta e nem o Gomes da família Adams. Trata-se apenas de um coordenador de marketing ( Isso explica sua sede pelas almas humanas)


Realmente dá medo, ainda mais com esse bigodinho do Hitler!

  Não foi necessário nenhum efeito especial para isso dar certo, e provavelmente ele não custou nem um centavo para ser obtido.

Pra mim, o segredo do sucesso do video está no fator medo. Algumas pessoas sentem necessidade de sentir medo.

O fator medo no Mereana Mordegard Glesgorv está em parte na questão de você já ver o video sabendo que “mais de cem pessoas arrancaram os olhos ao vê-lo”. Isso é algo assustador e pela lógica deveria te dissuadir de clicar no play, mas você teria coragem de se arriscar? Quase 100% das pessoas arriscam, mesmo aqueles que acreditam que as pessoas arrancaram os olhos ao ver.

O segredo está no fato de que sabendo que há algo de “mau” ali no vídeo, você cria uma antecipação. Como há uma foto de um sujeito te olhando fixamente, você fica o tempo todo contraindo sua musculatura e carregando adrenalina no seu sangue para reagir quando ele definitivamente pular gritando na sua cara. Só que isso não acontece.

Para aumentar o medo, o som estridente e a tonalidade vermelha em clara associação com o inferno.

Estas são as percepções mais óbvias, no entanto o vídeo – de modo planejado ou não – se utiliza de poderosos efeitos simbólicos na construção da história que o precede.

Outro elemento de forte apelo simbólico é a questão da oferenda. As pessoas tiram os olhos e enviam-nos para o You Tube.

O YouTube, aqui, adquire uma conotação quase divina, quase como um mestre supremo, uma entidade sem rosto, mas que sabe tudo, vê tudo, mostra tudo.

O You tube é o braço do Google, o Grande irmão da Nova era, aquele que tudo sabe, tudo pode.

E há o elemento da morte, um dos mais fortes. As pessoas cometem toda sorte de estranhos suicídios após o fenômeno.

Mandam os olhos ao mestre supremo e depois se matam.

E por fim, está o vídeo em si. O som do vídeo ocorre numa freqüência gradativa, para sugerir um lento controle da sua mente. Este recurso é muito usado em filmes para simbolizar a gradual perda do controle.

A idéia não é muito original, sendo mais uma versão modernizada do conceito do filme “the ring” onde há uma fita de vídeo que quem assiste, morre em 7 dias.

A parte mais estranha deste vídeo, é que como ele é um viral, acaba obedecendo aos preceitos de um vídeo viral, que é sua disseminação através do contato humano real/virtual, o que implica em uma distribuição descontrolada do mesmo. Esta distribuição poderia -em um caso extremo- atingir uma pessoa em um quadro psicótico agudo, que poderia ser motivado por drogas ou não, o que poderia de fato fazer com que ele assistisse ao vídeo e arrancasse mesmo os seus olhos, por força da sugestão implícita no viral.



0 comentários:

Postar um comentário